terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Culpa é De Quem?


A Culpa É De Quem?


E onde estão os culpados, eu pergunto.

- Isto não está certo. Isto está em desacordo com o combinado. Aquilo era para ter sido feito assim. E aquilo ali não era para ter sido feito desta maneira.

E tanta imposição me facilita e muito a me condenar. Sempre tive uma imensa dificuldade em me perdoar. E, apesar de aceitar bem o fato de ser falha, como todo ser humano, sempre detestei viver no erro e muitas vezes, talvez na maioria delas, errei muito na tentativa de acertar. Mas não há desculpas.

E por isso, mais uma vez, eu pergunto: - Onde estã os culpados? Será que estão todos trancafiados em uma salinha escura à espera de perdão? Ou, continuam poraí a propagar os erros, sem censura e sem "des"culpas? Sem nenhuma condenação?
Qual minha sentença? Quanto devo pagar? E este fardo pesado, que tocam notas tristes como as de um piano desafinado, com quem vou dividir? Quem me ajuda a levar?

Há culpa de mais para erros de menos. Em um processo inverso, sem culpar a mim e à ninguém, reflito: que tamanho tem isto para mim? Qual o grau de importância tem o retrocesso de se julgar imperfeita, cheia de falhas e completamente humana?

O que ganhei? O que perdi? E para todos estes questionamentos, tenho respostas na ponta da língua e as guardo ou as solto com afinco.

Saio de mais uma tempestade. E entre tantos erros... meus e dos outros... confirmo: EU ACERTEI EM SER O QUE SOU.
E meu escudo, sem nenhum manto sagrado, sem nenhuma espada intergalática, a simplicidade de se aceitar e admitir meus limites, me protegeu e me venceu, sem grandes esforços.

Não há culpados. É só mais um processo. Apenas mais um passo. Mais um, de tantos que foram dados e dos muitos que ainda darei...

Levo comigo, neste coração sem tamanho, o amor dos que prezo. E não admito que eles também se sintam culpados por ser quem são.

 
Débora Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário