terça-feira, 6 de novembro de 2012

Comunicação e Reconhecimento


Comunicação e Reconhecimento

A comunicação é algo muito interessante. Aliás, nós somos seres de comunicação e, por isso, é permissivo que nos entitulemos, sem modéstia, interessantes. É! Somos interessantes. Bem interessantes.

Vejam como é simples e, ao mesmo tempo, de uma beleza tremenda,
notar o que pode nascer de um encontro comunicativo. Através de um encontro comunicativo, na maioria deles, talvez (porque não é bom suspeitar que as pessoas não sejam verdadeiras na maioria do tempo) nos conhecemos.

Assim, trocamos o que somos e vamos nos transformando um pouco no outro enquanto o outro se transforma em um pouco de nós. E então, nos formamos, crescemos humanamente, aprendemos lições,
vivemos lições, nos transformamos em lições e, como que em uma
brincadeira de efeito dominó, nos transformamos e transformamos o mundo. O nosso ou o mundo mesmo, no sentido geopolítico da "coisa".

E a comunicação no século XXI? Algumas pesquisas recentes mostram que, apenas 7% da comunicação não verbal é feita por palavras. Os outros 93% é linguagem corporal, entonação de voz e outros elementos que só são possíveis "face to face". E, de imediato, vem a contradição: internet.

O mundo já é digital há algum tempo. Com as modernizações constantes e criações de inúmeras ferramentas de comunicação na era digital, hoje, temos orkut, msn, my space, twitter... E então, através da comunicação digital, sem entonação de voz, sem linguagem corporal... Vem a proximidade, o bem querer, o afeto e os laços. Laços que, às vezes, não são feitos com pessoas que estão ao nosso lado! E através de abreviações da língua e uma meia dúzia de emoticon, conseguimos criar, com magnitude e muito afeto, laços e até "nós" com o "nick" que pisca laranja na barra de tarefas.

Mas... e a pesquisa? Os 93%? A entonação de voz, linguagem corporal, a velocidade das palavras pronunciadas? O corpo não fala?

Claro que o corpo fala. Aliás, o corpo grita, às vezes. E é bom que ele nunca se cale. Há de se alternar os discursos e os temas, um dia. Tudo se transforma! Não é o que colocamos de início? Mas a comunicação é feita de "coisas além". E também é permissivo chamar de "coisas além", já que ainda não há nenhuma pesquisa quanto à isto. É provável que tenha alguma sobre "energias" e "cosmos" ou afins, mas não vem ao caso agora.

Agora, vem ao caso explicar o motivo de todo este discurso aqui. É só para tentar explicar o processo de reconhecimento entre as pessoas. Quando pessoas se reconhecem a comunicação vai além do que se fala. Vai além do que se ouve. Além do que se lê. Por isso é bom repetir o quanto somos interessantes.

Seja pela internet, por telefone ou pessoalmente... nós nos reconhecemos no outro. E isto não acontece pela entonação da voz, pelo gestual e pela leitura. E isto não se dá por meio de perguntas prontas como: - Qual seu nome? De onde você "tecla"? Que idade você tem? Quanto você mede? E quanto pesa? Loiro ou moreno?

Querer saber o estilo musical, leitura preferida, o que faz sorrir ou chorar, o que faz tirar os pés do chão e voar ou, ainda, se sabe dançar... só é parte do processo, mas... o reconhecimento é pronto. Não há pesquisa que explique e não há receita que oriente. Se é para reconhecer... Recohece. Nos reconhemos.

Suspeito que somos predestinados.


Débora Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário