terça-feira, 30 de outubro de 2012

As Diferenças


Ninguém é igual a ninguém. Fato e ponto.  E me pergunto: - As diferenças entre as pessoas impedem a felicidade?

Meus pais completam 30 anos casados no mês de dezembro. Quem conhece este casal, sabe bem o significado das palavras respeito, cumplicidade, lealdade e união. Mas, eles também são exemplos de pessoas diferentes. Para começar, minha mãe é de sagitário e meu pai de peixes.
Eles têm uma relação que exala amor, carinho, dedicação.
Passaram por muitas dificuldades na vida. Casaram-se bem novos e já no primeiro ano de casados, minha irmã mais velha teve um problema de saúde e fora desenganada pelos médicos. Eles viveram o medo de ver uma filha de 6 meses morrer. Eram trabalhadores e com pouquíssimo dinheiro. Como se não bastasse, minha mãe engravida de mim no mesmo período. Mas o que salvou a filha foi a fé e o amor. Pois é... e eles se mantiveram firmes e estreitaram todos os laços.

Quem conhece, também sabe que minha mãe e meu pai são completamente diferentes um do outro. Minha mãe é do tipo de pessoa que tudo está bem e se não está, ela vai fazer ficar. Teimosa, inquieta, de uma alegria doida. Tem sempre um sorrisão no rosto. Quer salvar os sobrinhos, as filhas, as irmãs, as tias, os cachorros de rua, o mundo.  Ela é um tanto ousada, destemida e, por conta disso, acaba cometendo mais erros e acertos que meu pai. Meu pai, por sua vez, é um cara calmo, tranquilo, de bom coração mas é na dele. Se precisar de ajuda ele estará ali. Mas não é como minha mãe que sai "catando" todos os problemas do mundo para resolver. Minha mãe sonha muito. E meu pai, precisa dos sonhos da minha mãe para sonhar junto. POr sua vez, minha mãe precisa da dose de racionalidade do meu pai para colocar os pés no chão. Os dois se precisam e se equilibram.

Meu pai é um cara que não existe igual. Íntegro, de caráter inquestionável, trabalhador mas, não teria conquistado o que tem hoje se não fosse pela persistente vontade da minha mãe querer sempre mais da vida. Já disse que ela é teimosa.

 Acho fantástico mesmo é que, estas diferenças entre eles se fundem de uma forma tão incrível que hoje, vejo um tanto do meu pai na minha mãe e um tanto da minha mãe no meu pai.

Então, respondo à pergunta acima sem titubear. As diferenças são positivas entre as pessoas. Principalmente quando elas existem para somar um ao outro.
Certamente, meus pais continuarão diferentes. Com gostos completamente desiguais. Minha mãe adora um monte de gente em casa. Meu pai? Suporta só para ver minha mãe feliz. Meu pai adora ficar um domingo todo na cama. Minha mãe? Suporta para ver meu pai feliz. Minha mãe gosta de festa e até exibe uns passinhos de dança. Meu pai? Gosta de silêncio e nem sonha em arriscar um passinho. E vez ou outra, vejo os dois fazendo o que gostam e o que não gostam por respeito e amor um ao outro.

E eu vejo que o segredo entre os dois é este querer bem incondicional um do outro. E que as diferenças, o tornam cúmplices e os aproximam. E isto só acontece, porque se amam.

Ninguém é igual a ninguém. E não precisa ser se existe este bem querer.

"E pensando bem...
Somos mais semelhanças que diferenças.
Pois toda minha emoção é amor
E toda a sua razão, também."

Débora Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário